CASOS CLÍNICOS

DOENÇA PERIODONTAL

Intenso depósito de biofilme dentário (placa bacteriana) e cálculo(tártaro) causando severa inflamação gengival que pode levar à perda dos dentes afetados. A doença das gengivas é dos fatores que causam o mau hálito.

ENXERTO GENGIVAL LIVRE

Paciente com faixa estreita de gengiva que dificultava os procedimentos de higiene. Foi realizado enxerto de gengiva autógeno (retirado do próprio paciente) para aumentar a faixa de gengiva com o objetivo de facilitar a higiene e evitar a exposição das raízes dentárias.

RECOBRIMENTO RADICULAR

Paciente com recessão(retração) gengival no dente canino superior direito que causava desconforto estético, sensibilidade a alimentos frios e dificuldade de escovação, em função da exposição da raiz. Situação clínica foi eficazmente tratada com enxerto gengival.

FRENECTOMIA

Criança com separação entre os dentes da frente(diastema) associada a freio labial muito volumoso. A cirurgia de remoção do freio labial(Frenectomia) auxiliou no fechamento total do diastema em conjunto com o aparelho ortodôntico.

SABURRA LINGUAL

A saburra lingual é uma massa usualmente esbranquiçada composta por bactérias, produtos salivares, células descamadas da boca e restos alimentares que se deposita no dorso da língua. A saburra pode assumir uma coloração mais escurecida quando é pigmentada por alimentos corantes, especialmente o café, e também pelo tabaco. Esse paciente fumante apresentando saburra lingual de coloração marrom foi tratado como o uso do raspador lingual apropriado. A saburra lingual é um dos principais fatores causadores do mau hálito.

LEUCOPLASIA

Manchas e placas brancas não raspáveis da mucosa bucal, denominadas leucoplasias, são achados comuns.

A maioria delas são reações normais da mucosa ao trauma repetitivo. No entanto, uma leucoplasia, sem trauma evidente pode ser a manifestação inicial do câncer de boca, especialmente em pacientes fumantes.

Esse paciente apresentava uma placa branca não-raspável na mucosa bucal que foi tratada por remoção cirúrgica.